"Este é um dos trabalhos de maior orgulho em minha carreira de artista plástico e projetista de impressões 3d. É uma honra valorizar a história arquitetônica da cidade e contribuir para que ela seja contada cada vez mais."
Os projetos nasceram da iniciativa do próprio Alexandre que começou com o Monumento aos Bandeirantes, em frente ao Parque do Ibirapuera, e devido ao sucesso instantâneo, expandiu para outras obras e edifícios.
Observando que São Paulo tem mercado e potencial turístico, faltava à cidade opções de suvenirs que retratassem com qualidade suas características urbanísticas. E pensando também na comodidade de visitantes, que não dispõe de espaço em bagagem e desejam levar consigo as lembranças da cidade, Alexandre se dedicou em criar projetos cada vez menores e mais ricos em detalhes.
"No caso dos ícones de São Paulo eu não tive acesso a plantas ou desenhos técnicos das edificações. A observação, tanto ao vivo como em registros fotográficos, foi a fonte para alcançar resultados cada vez melhores. É claro que o avanço da tecnologia e o olhar clínico ajudam muito."
Atualmente com mais de 20 mini esculturas realizadas, algumas sob encomendas de órgãos do estado e mercado no geral, Alexandre continua explorando o potencial de sua arte e da tecnologia da impressão 3d, para recriar novos símbolos.
E como a cidade é um organismo vivo, em plena e constante transformação, as ideias não param por aqui e novos projetos estão à caminho.